O ensino da língua

 

A Questão da Educação

A educação no Brasil melhorou muito, nos dias atuais em vários aspectos: na estrutura física, deu uma melhorada significativa (laboratórios de informática, equipamentos,etc), aumentaram os investimentos (cursos universitários,cursos técnicos, especializações,nos exemplos de pós-graduação, em equipamentos,etc) e assim por diante.Entretanto, falta algo que está além da estrutura,professores competentes que junto com a os pais incentive os estudantes, pois a metodologia  não atende a realidade destes, falta interatividade entre comunidade e escola,ou seja, ainda tem muito trabalho pela frente.
                              Alunos do 1º ano do Ensino Fundamental da rede pública nos municipal de educação da cidade de Irecê

Uma solução viável é uma mudança na dinâmica dentro da sala de aula, trazendo conteúdos que façam os alunos interagir uns com os outros,com o professor e a instituição, seja com música,teatro,algo que chame a atenção dos estudantes dentro do espaço do cotidiano deles.A comunidade não participa das atividades da escola,não se junta a ela como uma parceria para melhorar nas interatividades em que os estudantes participam.
                                Alunos do 1º ano do Ensino Fundamental da rede pública municipal de educação da cidade de Irecê.

A educação deve visar a autonomia dos estudantes.A responsabilidade cabe a pais e professores transformá-los em cidadãos e críticos,sabendo agir sozinhos conscientemente dentro da sociedade,isto em tese,pois não é esta a visão que fazemos hoje. De alguma forma deve-se pensar que toda a sociedade é responsável,pois hoje os pais colocam(jogam) toda a responsabilidade de educar e orientar seus filhos,para os professores que assumem o papel de educar estudantes problemáticos,que são estimulados a não acreditarem na educação,pois os educadores não se interessam pelo o que os alunos pensam ou querem ou ainda o contexto social em que estão inseridos,simplesmente colocam o assunto e eles teem que aprender ,ou seja ,são obrigados a saber ou então ficam desorientados,assim perdem o interesse em ir para a escola,porque para eles se torna uma coisa chata e pesada.O ensino deve ser agradável,lúdico,para encantar os aprendizes e ajudá-los a se apropriarem dos saberes que podem favorecer a sua integração com o mundo e as pessoas,produzindo assim felicidade e não tédio.
 Alunos do 1º ano do Ensino Fundamental da rede pública municipal de educação da cidade de Irecê.

Falta saber envolver os alunos nos saberes necessários, pelo fato do que se observa hoje na educação, os professores passam um assunto os alunos fingem que aprende, no instante seguinte já esqueceram ou não entendem o porque do  professor estar passando certo assunto, pois tanto os educadores quanto os alunos não acreditam na educação.
Alunos do 1º ano do Ensino Fundamental da rede pública municipal de educação da cidade de Irecê.
A educação só pode dar certo se os professores e aprendizes acreditarem nela e serem os protagonistas de suas ações, o professor tem que buscar e acompanhar o contexto social dos alunos para conhecer a realidade desses e levar assuntos do seu interesse com perspectiva de mudança para  que os aprendizes possam participar e começar a pensar que a educação é um caminho que vai lhes orientar nos caminhos que eles querem trilhar,porque o conhecimento não pode ser uma coisa que se impõe e se algo que se constrói ao longo de determinado tempo, para crescimento pessoal, moral e de um profissional crítico, ativo e de visão social. Pois como formaremos um futuro médico? se não o fizermos perceber que ele pode, porque depende dele  mudar a própria realidade, pelo fato do professor estar na sala de aula para trabalhar com pessoas capazes, nesta questão entra também o preconceito social,desde pequeno a criança pobre fica sabendo que só quem se forma em faculdade é “gente rica,que possui muitos recursos”,pelos pais ou pela sociedade,por isso a função de incentivo depende da escola,pois como quer que se aprenda se não se acredita no ensino? o professor tem que levar a esperança de um futuro melhor para os aprendizes e conscientizá-los de que eles são capazes e podem mudar a realidade vivida e transformá-la de acordo com o sistema em que pertencem,usando o conhecimento passado por ele para driblá-lo.
Alunos do 1º ano do Ensino Fundamental da rede pública municipal de educação da cidade de Irecê.
Disccentes:Elivânia,Juliete,Liliana,Michelle,Maria Aparecida e Rosana.